segunda-feira, 7 de março de 2011

PENTECOSTAIS X NEO PENTECOSTAIS?

PENTECOSTAIS X NEO-PENTECOSTAIS
Venho eu abordar com um tema que gera muita discução e divisão nas igrejas o movimento pentecostal e depois o surgimento dos neo pentecostais.
Ficam os dois seguimentos se dividindo como se fossem inimigos, se chamando de fanáticos e portas largas.
Eu acho um absurdo isso.
Qual dos dois está certo?
NENHUM DOS DOIS.
Vamos primeiro saber o que é o tal pentecostes.
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa “qüinquagésimo dia”.
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primeiras colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.
Sabendo agora o que é pentecostes, me respondam queridos leitores do meu site.
O que tem haver pentecostes com crente sapatinho de fogo, igreja pentecostal de fogo, crente de fogo?
Sendo que crente de fogo nada mais faz do que pular dentro da igreja e sapatear.
Não sou contra manifestações do Espirito Santo, liberdade ao Espirito e os que se dizem pentecostais ou crentes de fogo nem sabem o que dizem.
Por que pentecostes era festa das colheitas, ou seja, colher, ganhar almas e nada haver com reteté.
Por que quem pula e fala línguas estranhas rodopiando edifica a si mesmo e nada tem haver com a descida do Espirito de Atos 2.
Os dons foram dados e repartidos como línguas de fogo e poderia ser de outra forma, mas Deus escolheu fogo, daí os crentes acham que ser crente de fogo é ser cheio do Espirito.
Ser cheio do Espirito são dons dados por Deus para que pudessemos ser capacitados para ganhar almas, com dom de pregar, de pastorear, de louvar, de exortar…
O QUE TEM HAVER PENTECOSTES COM CRENTE DE FOGO? NADA.
PENTECOSTES É O MESMO QUE DIZER: IDE, VAI COMEÇA A COLHER O TEMPO QUE ESTÁ GIRANDO E PULANDO NA SUA IGREJA.
Agora aos neo pentecostais.
Não sou contra vocês, pelo contrário acho interessante a forma inteligente ao qual usam seus meios para ganhar almas e isso é muito eficaz, pois as igrejas são cheias de pessoas carentes e sedentas.
Mas daí quanto ao termo NEO PENTECOSTAL.
É o mesmo que dizer que ouve uma nova festa de colheita? Ou uma nova descida do Espirito?
Quando ocorreu outro ato semelhante ao de Atos 2?
Vamos entender o NEO PENTECOSTE.
O Neopentecostalismo é uma vertente do evangelismo que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais (batistas, presbiterianos, etc). Surgiram sessenta anos após o movimento pentecostal do início do século XX (1906, na Rua Azuza), ambos nos Estados Unidos.
As igrejas neopentecostais se baseiam em uma doutrina conhecida como “confissão positiva”, também chamada Teologia da Prosperidade. “Confissão positiva é um título alternativo para a teologia da fórmula da fé ou doutrina da prosperidade promulgada por vários televangelistas contemporaneos.
Outros ensinamentos comuns em igrejas neopentecostais são a batalha espiritual (confronto espiritual direto com os demônios), maldições hereditárias, possessão de crentes (domínio demoníaco sobre as pessoas, resultando em doenças ou fracasso.
Agora me respondam? Quem está errado ai?
Se ambas pregam Jesus, ambas tratam da alma, ambas levam para o céu?
Afinal confessam o mesmo Deus ou não?
Pra que essa disputa e troca de farpas entre os dois generos?
São apenas formas difentes de pensar.
Única coisa que critico é a forma que apresentam os nomes.
Pentecostal crente de fogo e neo pentecoste como se tivesse ocorrido uma nova descida do Espírito em Atos 2.
A forma dos neo pentecostais tratarem dos dependentes, das pessoas com traumas emocionais, a forma receptiva deles, a entrega deles e o quebrantamento é muito forte.
Já os pentecostais são crentes mais avivados pra oração e são muito fechados em panelinhas e chegam ser anti sociais.
Não é uma critica mas uma forma de exortar que agindo dessa forma de competição nenhum dos dois generos estão corretos.
Se uma usa de costume e outra é mais liberal, cada um fica onde se sente bem, mas ficar usando púlpitos para trocarem farpas unam-se e pratiquem o verdadeiro pentecoste que significa FESTA DA COLHEITA.
IDE PREGAI O EVANGELHO POR TODO MUNDO.
IDE FAZEI DISCIPULOS.
E LEMBREM-SE PENTECOSTAIS OU CRENTES DA COLHEITA E NEO PENTECOSTAIS, O DEVER DE VOCÊS É A PRÁTICA DO IDE DE JESUS E NÃO DESSA DISPUTA DE REINO CONTRA REINO.
QUEM É POR NÓS E CONFESSA A MESMA FÉ, NÃO É INIMIGO E NOSSO INIMIGO É O DIABO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário