segunda-feira, 7 de março de 2011

QUAL FOI A REAL FUNÇÃO DE JOÃO BATISTA?

QUAL FOI A REAL FUNÇÃO DE JOÃO BATISTA?
Paz irmãos.
Confesso a todos que esse foi um dos estudos mais difíceis que já escrevi, pois se trata de uma revelação e um algo muito profundo da Palavra de Deus.
Vamos estudar qual foi a real função de João o Batista, o porquê de suas vestes e o porquê do batismo de Jesus. Tive que fazer uma pesquisa muito aprofundada nas leis e em profecias do AT.
Vamos conhecer João Batista?
João Batista era um servo de Deus especial. João era um descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote.
Lucas 1.5
Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela {era} Isabel. {Heb. Elizabeth}
Jesus ainda afirma que ele foi mais que um profeta, sendo também sacerdote.
Mateus 11. 8-10
Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.
Deus escolheu João, um descendente de Arão, por que Ele queria um representante da humanidade para cumprir toda justiça.
Mateus 3:13-17
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo…”
Então, Deus fez João nascer na casa do sumo sacerdote seis meses antes do nascimento de Jesus. João Batista preparou o caminho para Jesus clamando no deserto, “Arrependei-vos, raça de víboras!
Arrependei-vos e convertei-vos. O Messias virá.
Convertam-se a Ele, ou Ele irá te extirpar e enviá-lo ao inferno. Creia em Seu batismo e Seu sangue na”. Arrependei-vos.
Isaías 40:3
Alguém está gritando: “Preparem no deserto um caminho para o SENHOR, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar!
Portanto, João Batista clamou ao povo de Israel, que tinha abandonado a lei de Deus e o sistema sacrificial, a fim de convencê-los a retornar a Deus.
Foi o papel de João Batista trazer as pessoas de volta para Jesus para que elas pudessem crer Nele e serem salvos de todos os seus pecados.
A importância do batismo realizado por João Batista foi o arrependimento, que trouxe a humanidade de volta para Jesus que estava por vir mais tarde.
Arrependimento significa retornar da vida pecaminosa e crer no Messias a fim de ter os seus pecados perdoados.
Quando Jesus veio a este mundo e foi batizado por João Batista, o evangelho do reino do céu começou.
Os céus foram aberto com o Seu batismo e como descrito em Mateus 3.15, foi exatamente como o sacrifício da expiação descrito em(Levítico 1:1-54.27-31)
Os pecados anuais de toda Israel também eram passados para um bode pelo sumo sacerdote no Dia da Expiação, que ocorria no décimo dia do sétimo mês todos os anos. (Levítico 16.29-31).
Da mesma forma, os pecados da humanidade tinham que ser passados para Jesus através do Seu batismo de uma vez por todas, para que eles pudessem ser destruídos por Ele. Então João pedia para as pessoas retornarem para Jesus e serem batizados por Ele.
O batismo de Jesus foi o cumprimento de um rito judaico com a imposição de mãos sobre o cordeiro. João anunciou Jesus e impôs as mãos em Jesus.
Pois quais os elementos indispensáveis para um sacrifício de expiação?
Os três elementos para o sacrifício legítimo – um animal vivo, a imposição de mãos e o seu sangue.
Jesus era o cordeiro, João o profeta e também de linhagem sacerdotal e por fim Jesus derramou seu sangue na cruz.
Mas quanto às vestes de João Batista, eram sacerdotais?
Marcos 1:6
E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos…
Aos olhos dos homens João Batista era um maluco, por muito tempo ouvi indagações quanto às vestes de João ser pele de camelo, ou seja, de animal, mas se for ler em:
Gênesis 3.21 E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.
No principio era o verbo e o verbo se fez carne e Jesus era Deus encarnado diante de João Batista, então João apresentou-se com as primeiras vestes que Deus deu ao homem diante do que veio antes dele e seria então o redentor da humanidade.
O autor e consumador da obra.
Assim como Jesus não teve reinado terreno, nem nasceu num palácio, João foi o sacerdote com vestes simples dado pelo seu CRIADOR.
Lucas 7.28
E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
O menor aqui  é Jesus que desceu como homem, humilhando a si mesmo e se colocando abaixo dos anjos, por que ele tomou a forma  humana, por que na ordem da criação, o homem é inferior aos anjos, e na encarnação, Cristo assumiu essa posição inferior.
MAS EXISTIU ALGUÉM QUE FOI MAIS QUE JOÃO BATISTA, JESUS QUE FOI REI, PROFETA E SACERDOTE.
Profetizada em Salmo8.5
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
Hebreus 2.7
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;

Sete Lagoas-MG, 9 de outubro de 2010.
23:00
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário